domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sócrates

Sócrates

Ele não deixou nada escrito.Nossas principais fontes são Platão e Xenofonte, pensador ateniense que foi um grande admirador de Sócrates.

Sócrates nasceu me Atenas.Certo dia correu a informação de que o oráculo de Delfos afirmava que ser Sócrates “o mais sábio dos homens”.Assim, passa a questionar todo aquele que se considerasse dotado de sabedoria.

O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosofia foi o diálogo,dividido em duas etapas.Na primeira,a que se chamou e ironia, o filósofo, insistindo em que nada conhece, leva o interlocutor a apresentar suas opiniões.Em seguida , envolve-o na estrutura confusa de suas próprias afirmações, terminando por trazer á tona toda a ignorância desse interlocutor.

A ironia, no sentido empregado pelo filósofo,era uma dissimulação: Sócrates fingia desconhecer o assunto tratado no diálogo e fazia perguntas ao interlocutor,supostamente desejando compreender o tema. A cada resposta o filósofo encontrava uma falha no raciocínio da pessoa e formulava outras questões, até o interlocutor chegar a uma contradição e demonstrar sua ignorância.

Na segunda fase do diálogo socrático. Denominada maiêutica – ou parto das idéias interlocutor era levado a tentar elaborar as próprias idéias, ir ao encontro da própria alma e adquirir, a partir de então, uma existência autêntica e verdadeira. Por meio do diálogo, Sócrates teria levado um escravo- que normalmente era desprovido de qualquer instrução e considerado inferior em inteligência- á demonstração do teorema de Pitágoras.

As atitudes de Sócrates revelam o principal aspecto de sua filosofia: a busca pelo bem na vida em sociedade. Conhece-te a ti mesmo, preceito do oráculo de Delfos difundido por Sócrates. Segundo ele uma vida que não é refletida, não merece ser vivida.