quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CBC


Conteúdo Básico Comum (CBC) de FILOSOFIA
do Ensino Médio –
Conteúdo Básico Comum
1. SER HUMANO
1.1. Natureza e cultura
1.2. Corpo e psiquismo

2. AGIR E PODER
2.1. Os valores
a. Ser e dever ser
b. Universalidade e relatividade dos valores
2.2. Liberdade e determinismo
2.3. Indivíduo e comunidade
a. Conflito
b. Lei e justiça

3. CONHECER
3.1. Verdade e validade
3.2. Tipos de conhecimento
a. A emergência da filosofia
b. Filosofia e outros saberes
3.3. A racionalidade científica
a. Teoria e experiência
b. Objetividade e verdade
Temas complementares
1. SER HUMANO
a. Arte e técnica
b. Trabalho e alienação
c. Tempo e transcendência
2. AGIR E PODER
a. Felicidade
b. Cidadania e Direitos Humanos
c. Conhecimento e poder
3. CONHECER
a. Formas de inferência válida
b. A revolução científica do século XVII
c. Ética e ciência


CAMPO DE INVESTIGAÇÃO 1 – SER HUMANO
TEMAS / HABILIDADES CONCEITOS PROBLEMAS
1.1. Natureza e cultura
- Distinguir entre as noções de natureza e de cultura.
- Compreender a noção de cultura como essencial à definição do ser humano.
- Compreender que, no ser humano, as características biológicas da natureza e os dados culturais estão profundamente associados. - Natureza
- Cultura
- O que distingue o ser humano dos outros animais?
- O que faz do ser humano um animal como os outros?
- Existe uma natureza humana?
- O que pode significar a palavra “cultura”?
- É possível distinguir no ser humano o natural do cultural?
- O ser humano: frágil ou forte diante da natureza?
1.2. Corpo e psiquismo
- Analisar diferentes concepções filosóficas sobre a constituição do ser humano.
- Discutir as relações entre racionalidade e desejo.
- Compreender a questão da consciência como um aspecto fundamental do ser humano.
- Discutir a relação entre mente e cérebro. - Corpo e Alma
- Dualismo e Monismo
- Racionalidade e Desejo
- Consciência e Inconsciente
- Mente e cérebro O ser humano é dual?
O que comanda o ser humano: sua razão ou seus desejos?
O psiquismo é separado do corpo?
O conhecimento é uma modalidade de desejo?
Somos senhores de nossos desejos e sentimentos?
O que significa ser consciente?
É mais fácil conhecer a si do que as coisas ou os outros?
A consciência nos engana?
É possível conhecer-se a si mesmo sem enganar-se?
O que significa dizer que pensamos com nosso cérebro?
CAMPO DE INVESTIGAÇÃO 2 – AGIR E PODER
TEMAS / HABILIDADES CONCEITOS PROBLEMAS
2.1. Os valores
a. Ser e dever ser
- Reconhecer que o agir humano é de natureza valorativa.
- Distinguir e circunscrever a esfera da moral como o lugar das ações e escolhas humanas, das normas e dos valores.
- Distinguir entre as esferas dos fatos e dos valores.
- Conhecer algumas entre as diversas posições filosóficas a respeito do bem e o mal. - Ser e dever ser
- Fato e valor
- Juízos de fato e juízos de valor
- Qual a diferença entre dizer que algo é assim e que algo deve ser assim?
- “Seguir a natureza” pode ser uma regra moral?
- As convenções humanas são um prolongamento ou uma ruptura com a natureza?
- A moral é uma questão de sentimento?
b. Universalidade e Relatividade dos valores
- Compreender a diversidade cultural.
- Analisar criticamente o etnocentrismo.
- Confrontar as posições universalistas e relativistas em relação aos valores. - Universalismo
- Relativismo
- Bem e Mal
- Belo e Feio - As noções de certo e errado são universais ou relativas aos costumes?
- Pode-se condenar um costume de alguma cultura em nome da humanidade?
- Devemos falar em cultura ou em culturas?
- Há culturas superiores às outras?
- É possível querer o mal?
- O bem e o mal dependem da perspectiva de quem os define?
- Há uma beleza universal?
2.2. Liberdade e determinismo
- Refletir sobre as condições do agir humano.
- Compreender e analisar o conceito de liberdade em sua relação com o conceito de determinismo.
- Compreender que a liberdade humana se exerce em meio às determinações.
- Confrontar as concepções filosóficas que negam a existência de um livre-arbítrio com aqueles que o afirmam.
- Compreender que o agir ético é indissociável da relação consigo mesmo e com os outros. - Liberdade
- Determinismo - Somos livres ou determinados por fatores como genética, ambiente, etc.?
- A liberdade é ausência de coações?
- A liberdade é ausência de lei?
- Uma pessoa que não é livre pode ser responsabilizada por seus atos?
- Os desejos e paixões limitam nossa liberdade?
- Podemos ser ao mesmo tempo livres e apaixonados?
- O sentimento da liberdade garante sua existência?
- Quem obedece a si mesmo é livre?
- Somos livres mesmo dentro de uma prisão?
2.3. Indivíduo e comunidade
a. Conflito
- Delimitar as esferas do indivíduo, do social e do político.
- Refletir sobre o sentido do conflito nas relações humanas.
- Compreender a esfera da política como o lugar da expressão e articulação de conflitos e eventual operação de consenso.
- Compreender o fenômeno da violência em sua diferença com o conflito.
- Pensar os fundamentos da desobediência.
- Distinguir entre o exercício da força e o da autoridade (uso legítimo da força). - Indivíduo e Sociedade
- Conflito
- Violência
- Privado e Público
- Força e Autoridade - O que leva os homens a viverem em comunidade?
- O que significa dizer que o ser humano é um animal político?
- É possível viver sem conflito?
- O conflito é necessariamente ruim?
- É possível lutar por direitos sem enfrentar o conflito de interesses?
- O homem é um animal violento?
- A violência é anterior à vida em sociedade?
- É possível justificar algum tipo de violência?
- Há uma guerra de todos contra todos?
- Todo conflito é violento?
- É possível construir uma sociedade pluralista?
- A autoridade é necessária?
- Há distinção entre a autoridade e a força?
b. Lei e justiça
- Compreender os diferentes conceitos de Lei.
- Compreender os diferentes conceitos de Justiça.
- Diferenciar legitimidade e legalidade.
- Compreender as diferentes formas de poder nas sociedades humanas. - Lei
- Justiça
- Interesse e Bem comum
- Legitimidade
- Poder - É possível viver sem lei?
- A lei reprime os indivíduos?
- A lei é contrária aos interesses e desejos?
- As leis são convenções humanas?
- É legítimo opor-se à lei?
- Justiça e liberdade são incompatíveis?
- Justiça é tratar todo mundo igualmente?
- Existe uma justiça divina?
- Todas as leis são justas?
- A sociedade pode determinar o que o indivíduo deve fazer?
- O Estado existe para garantir a liberdade do indivíduo?
- A política é sempre uma luta pelo poder?
- A política deve levar em conta a moral?
- Existe um exercício legítimo da força e da dominação?
- A política é a única forma de poder?



CAMPO DE INVESTIGAÇÃO 3 – CONHECER
TEMAS / HABILIDADES CONCEITOS PROBLEMAS
3.1. Verdade e validade
1. Clarificar noções de lógica, proposição/juízo e raciocínio/argumento, a partir da distinção validade/verdade.
2. Distinguir argumentos dedutivos e indutivos.
3. Identificar modos de inferência válida. - Verdade e Validade
- Indução e Dedução - O que é raciocinar?
- Um raciocínio coerente é necessariamente verdadeiro?
- A lógica é uma ciência?
- Todo pensamento é necessariamente lógico?
- Quais são as modalidades legítimas de inferência?
- Verdades empíricas são mais fáceis de refutar?
- É a indução logicamente fundamentada?
3.2. Tipos de conhecimento
a. A Emergência da Filosofia
1. Contextualizar o surgimento da filosofia.
2. Caracterizar o filosofar como experiência existencial.
3. Relacionar mito e filosofia. - Mito
- Filosofia - Há ruptura ou continuidade entre mito e filosofia?
- Há uma lógica do mito?
- O pensamento dos homens primitivos é infantil?
- Os mitos ainda estão presentes na sociedade contemporânea?
b. A diversidade dos saberes
1. Distinguir e relacionar filosofia, religião, técnica, arte e ciência.
2. Distinguir e relacionar: conhecimento empírico e conhecimento inteligível; racionalidade e crença; opinião e ciência.
3. Confrontar a racionalidade filosófica e a racionalidade científica, através de suas rupturas e continuidades.
- Filosofia
- Religião
- Arte
- Ciência
- Racionalidade e Crença
- Conhecimento empírico e conhecimento inteligível
- Senso comum
- Aparência e Essência
- Universal e Particular - O que distingue a filosofia dos outros saberes?
- A ciência é um avanço com relação à filosofia?
- Todo conhecimento é científico?
- A racionalidade pode compreender o irracional?
- É possível ser um cientista e ainda ter fé religiosa?
- Cabe à ciência substituir a religião?
- A arte é um tipo de conhecimento?
- A filosofia é um tipo de literatura?
- A opinião é necessariamente falsa?
- O uso da razão supõe a rejeição de toda crença?
- Todas as opiniões são igualmente verdadeiras?
- Posso crer naquilo que não compreendo?
- O conhecimento exclui toda forma de crença?
- Existe uma ruptura entre o senso comum e o conhecimento científico?
- Existe um saber do senso comum?
- É o conhecimento uma crença verdadeira e justificada?

3.3. A racionalidade científica
a. Teoria e experiência
1. Relacionar fato, observação e teoria.
2. Relacionar experiência e experimentação.
3. Relacionar ciência e hipótese. - Experiência
- Experimentação
- Percepção
- Observação
- Fato
- Hipótese
- Teoria - As ciências têm seu ponto de partida na experiência?
- Uma teoria sem experiência nos ensina alguma coisa?
- Existe um fato puro?
- É a experiência que garante o caráter científico de uma teoria?
- Qual o papel das hipóteses na elaboração do conhecimento?
- É a ciência invenção ou descoberta?
b. Objetividade e Verdade
1. Distinguir e relacionar sujeito e objeto.
2. Distinguir e relacionar qualidades objetivas e subjetivas.
3. Relacionar conhecimento e subjetividade.
4. Identificar a especificidade das ciências humanas.
5. Relacionar fato e verdade.
6. Relacionar realidade e verdade.
7. Distinguir e relacionar ceticismo e dogmatismo.
8. Perceber as diferentes dimensões do problema da verdade. - Sujeito e Objeto
- Objetividade e Subjetividade
- Verdade
- Ceticismo
- Dogmatismo
- Realismo
- Relativismo
- Pragmatismo - É possível uma objetividade pura?
- A subjetividade atrapalha o conhecimento?
- É possível o conhecimento objetivo do ser humano?
- O objeto é determinado pelo sujeito?
- A ciência é puramente objetiva?
- É possível um conhecimento certo e seguro?
- É a verdade adequação à realidade?
- A ciência é nossa única via de acesso à verdade?
- Como pode o conhecimento científico ser, ao mesmo tempo, verdadeiro e provisório?
- A verdade é submetida ao tempo?
- A verdade é uma crença?
- As verdades matemáticas constituem o modelo de toda a verdade?
- Pode a verdade ser assimilada à utilidade?
- A verdade é um valor absoluto?

Referências Bibliográficas/Edições Atualizadas