sábado, 10 de julho de 2010

Pofder Alem da Vida


Frases do filme “Peaceful Warrior”

Conhecimento não é o mesmo que sabedoria. A sabedoria está em agir.

Dan: Escuta aqui Sócrates, e se eu lhe dissesse que eu vejo seus sapatos nos meus sonhos?
Sócrates: Diria que você ainda está sonhando. É possível passar a vida toda sem estar acordado.

Todos lhe dizem o que fazer e o que é bom pra você. Não querem que você encontre suas própias respostas. Querem que você acredite nas respostas deles. Pare de escutar os outros e ouça o que tem no seu interior.

As pessoas temem o que há por dentro delas mesmo, mas, é o único lugar que encontrarão o que precisam.

As pessoas não são o que elas pensam.

A mente é só um órgão de reflexão.

As pessoas enchem suas cabeças com milhões de pensamentos aleatórios por dia. Nenhum desses pensamentos revela mais que uma sarda na ponta do seu nariz.

Retire o lixo. O lixo está na sua cabeça, seu lixo é aquilo que lhe afasta da única coisa que importa: Esse momento, aqui, agora. Aprenda a jogar fora o que não precisa.

Parte em que Dan estava apressado para o teste do cavalo, mas, precisava se encontrar com Sócrates na ponte:
Dan: Sócrates estou um pouco apressado, você pode não demorar?
Sócrates: Tudo bem.
E joga Dan no lago. “Ahhhhhhhhhhhhhh”

Dan sai furioso:
Dan: Ei! Estou falando com você! Qual o seu problema hein?
Sócrates: Você estava com pressa.
Dan: Por isso me empurro na ponte?
Sócrates: Eu esvaziei sua mente.
Dan: Você o que?
Sócrates: Eu a esvaziei.
Dan: Não esvaziou não! Você me jogou no rio.
Sócrates: E no que você pensou enquanto caia?
Dan: Não sei!
Sócrates: Estava pensando na escola?
Dan: Não!
Sócrates: Nas compras?
Dan: Não!
Sócrates: Onde estava indo?
Dan: Não…
Sócrates: Estava 100% dedicado à experiência que estava tendo. Tem até uma palavra para isso: Ahhhhhh!!!!
Dan: Você é maluco sabia?
Sócrates: É preciso praticar a vida toda.

Raiva, ódio, violência. Tudo isso é só medo. O medo e não o dinheiro é a raiz de todo o mal.

A teoria do caos é correta, exceto que o caos, na verdade não é caótico, mas perfeitamente controlado.

Não existe “melhor”. Você nunca será “melhor”, do mesmo modo que nunca será menos do que ninguém.

O hábito é um problema. Só precisa estar consciente de suas escolhas e ser responsável por seus atos.

Toda ação tem seu preço e seu prazer. Reconhecer os dois lados o torna realista e responsável por seus atos.

Na parte que eles saíram do beco, onde os bandidos os cercaram e Sócrates deu tudo para os bandidos.
Dan: Podíamos ter morrido!
Sócrates: É uma transformação.
Dan: A morte?
Sócrates: É um pouco mais radical do que a puberdade mas nada que nos deixe particularmente chateados.
Dan: Do que está falando?
Sócrates: A morte não é triste. O triste é que a maioria das pessoas não vive nada.

A jornada é o que nos traz felicidade e não o destino.

A parte em que o treinador diz que Dan não poderá participar do campeonato:
Sócrates: Quase toda humanidade passa por essa difícil situação, Dan. Quando não conseguem o que querem, sofrem. Você não pode se agarra a uma coisa para sempre.
Dan: Ele acha que eu não sou capaz de me entregar 100%.
Sócrates: Não importa… Deixa pra lá.
Dan: Ele acha que eu não consigo.
Sócrates: Você não precisa dele ou daquele papel para que se levante naquelas argolas e fazer o que ama.
Dan: Sim, eu preciso! Estou falando em ir lá e ganhar o ouro!
Sócrates: O ouro é só um desejo. É isso que você ama? Só será feliz se ganhar?
Dan: É um sonho, Soc. Não posso acreditar que os sonhos são ruins.
Sócrates: Não pode se entregar aos sonhos. Você é excepcional de qualquer forma.
Dan: Eu estava pronto para desistir de tudo, mas, você ficou do meu lado e disse que queria que eu voltasse a treinar!
Sócrates: Eu disse que um guerreiro se dedica ao que ele ama.
Dan: E é isso que eu amo!
Sócrates: Buscar o ouro?
Dan: Não! Sonhar em estar lá e vencer isso. Fazer o que eu sempre senti que deveria fazer. Antes de saber de bicicleta eu já estava em cima de um trampolim. Porque foi a primeira coisa da qual eu tive certeza que amava. Desculpe-me, pensei que era forte mais não sou, pensei que pudesse me livrar de tudo isso mais não consigo.

-ONDE VOCÊ ESTÁ DAN?
-Aqui.
-QUE HORAS SÃO?
-Agora.
-QUEM É VOCÊ?
-Esse momento.

Paradoxo: A vida é um mistério, não perca tempo tentando entendê-la.
Humor: Tenha senso de humor, especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude.
Mudança: Nada permanece o mesmo.

Ótimo filme relacionado com o auto-conhecimento em prática, tem muito a ver com budismo zen, taoísmo, hinduísmo e Yoga, se chama “Peaceful Warrior” e em português “Poder além da vida”.

Sinopse:
Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.As pessoas mais dificies de serem amadas, normalmente são as que mais precisam de amor.Neste sentido a mensagem final nos faz pensar em alguns fatores chaves:

a) O que realmente queremos da vida e o poder que temos agora?
Não basta acumularmos conhecimento é necessário sabedoria, pois sabedoria é colocar em prática o conhecimento.

b) O que podemos fazer para mergulharmos em nosso interior, nos auto-conhecer, para melhorar nossa vida? É necessário estarmos atentos para saber escutar e refletir sobre nossos atos.

c) A felicidade não se é obtida no final de uma conquista, mas sim durante seu desenrolar ou caminho.
É incrível como as experiências pelas quais somos submetidos ao longo da vida modificam nosso comportamento, sendo preciso uma derrota para se dar valor ao todo.

d) Todos temos em nosso interior, um gigante em potencial adormecido, o nosso espírito humano de superação, basta acreditarmos e libertá-lo, sendo 100% decidido no que fazemos e acreditando sempre que podemos ir além.